Processo seletivo na era digital: Saiba como se comportar em uma entrevista online

Já não é novidade para ninguém que a internet está cada vez mais presente em nossas vidas, e com o RH não seria diferente. Com a chegada da pandemia os processos online se intensificaram ainda mais, mas para muitas pessoas isso ainda é uma novidade. Trouxemos então 5 pontos essenciais que vão te ajudar na hora de participar de uma entrevista online.

 

  1. Se informe sobre a vaga.

No momento em que for abordado pelo recrutador, observe se as atividades do cargo, remuneração, benefícios, modelo de trabalho e localização estão de acordo com o que você busca no momento e não hesite em ser sincero com o recrutador. Se a oportunidade não atender às suas expectativas, deixe claro para que as portas permaneçam abertas.

 

  1. Pesquise sobre a plataforma que será utilizada.

Hoje existem diversas plataformas de videoconferência que permitem que o RH realize a entrevista online. No momento em que o recrutador te enviar o nome ou link de acesso se antecipe e veja se tem o aplicativo instalado em seu computador ou celular, caso não tenha, não deixe para última hora para baixar e se cadastrar. Não esqueça também de testar fones de ouvido e câmera. E o mais importante: Se atente ao horário combinado, na entrevista online é mais fácil se programar para que não haja nenhum atraso.

 

  1. Escolha um ambiente adequado.

Não importa onde esteja: Sala, quarto, cozinha ou até mesmo dentro do carro, o importante é que o local esteja preparado para o momento da entrevista. Avise às pessoas a sua volta que você precisará de alguns minutos a sós com o entrevistador. Procure um espaço com iluminação, que não tenha interrupções e se possível onde tenha um bom sinal de internet. O recrutador entende que pode haver imprevistos, mas é sempre bom evitá-los, não é mesmo?

 

  1. Mantenha a postura.

Quando estamos em casa, a tendência é nos sentirmos mais confortáveis, mas devemos sempre nos lembrar de que a nossa linguagem corporal demonstra aquilo que não falamos. O recrutador avalia o comportamento como um todo, e esses detalhes fazem toda a diferença: sente-se em uma cadeira com uma boa postura; se possível apoie o celular em uma superfície para que o recrutador consiga te ver de maneira nítida e evite distrações ao redor. E não se esqueça que a apresentação pessoal é importante!

 

  1. E o mais importante, demonstre interesse!

Pode parecer que não, mas o recrutador consegue identificar quando o candidato não está interessado. Tudo que falamos até agora são pontos que vão te ajudar a demonstrar interesse, mas vale ressaltar que a simpatia e a comunicação são coisas básicas, mas que sempre chamam a atenção do recrutador. E lembre-se que por mais que o recrutador já tenha visto o seu currículo, o que ele quer é ouvir de você sobre suas experiências. Se restarem dúvidas ao final da entrevista, não deixe de perguntar.

Pronto, agora você já sabe como fazer para se sair bem em uma entrevista online, aproveite as dicas e boa sorte!