Dicas para uma boa Produtividade no Home Office

Cada vez mais as empresas estão aderindo novas modalidades de trabalho. Com a chegada da pandemia, o home office foi a alternativa escolhida para que a maioria das empresas não interrompessem suas atividades. E hoje o home office é, sem sombra de dúvidas, um grande atrativo para os profissionais.

Mas, apesar de trazer inúmeras vantagens para empresas e funcionários, o home office pode se tornar um grande desafio para quem sempre trabalhou fora de casa. Para adotar essa maneira de trabalhar, de uma hora para outra, é preciso muita disciplina e adaptação. Nós, do time de Recrutamento & Seleção da Sprinter, trouxemos algumas dicas para você que irá ingressar em um trabalho, seja ele 100% home office ou híbrido:

 

  1. Escolha um local estratégico para ser seu ambiente de trabalho

 

Quando falamos sobre ter um local de trabalho adequado, não queremos dizer que você precisa ter uma mesa de escritório, ou até mesmo, um escritório em casa para atuar em home office. Nem todos têm uma boa estrutura, mas o importante mesmo é a maneira como você irá adaptar o espaço que você já tem. Pode ser na mesa da cozinha, ou em uma pequena mesa adaptada em seu quarto, o local em si não importa, desde que a sua escolha faça sentido para o trabalho que você irá realizar, ou seja, um local onde você consiga enxergar que ali é seu “ambiente de trabalho” e não apenas uma parte da sua casa. Parece algo simples, mas tendo essa ideia de conseguir separar o que é “trabalho” do que é “casa”, vai fazer com que você seja mais produtivo e com uma concentração maior. 

 

  1. Estabeleça limites com as pessoas que moram com você

Se você divide a casa com mais pessoas, pode acontecer de você não estar sozinho em seu horário de trabalho, ou até de não ter um cômodo próprio para trabalhar, precisando dividir o mesmo ambiente com outra pessoa enquanto trabalha. Isso está longe de ser um problema, desde que você estabeleça algumas regras. Combine então com antecedência quais são seus horários de trabalho e a importância de não ser interrompido. Lembre-se que interrupções podem tirar sua concentração na atividade e consequentemente baixar a sua produtividade.

  1. Cumpra seu horário 

Com o home office você já consegue economizar muito tempo, pois não precisa mais pegar aquele trânsito, ou enfrentar o transporte público. Você agora tem tempo de sobra para se arrumar, tomar café da manhã com calma, e sentar em frente ao computador. Por isso, não é legal cometer atrasos, né?! A gente entende que imprevistos podem acontecer, mas com você trabalhando de casa, muitos desses imprevistos podem ser evitados. E isso vale também para a sua hora de almoço. Se já existe um horário a ser cumprido quando você vai até a empresa, não tem motivos para esse horário não ser respeitado em casa. 

  1. Mantenha-se conectado e evite distrações.

Esse é um dos pontos que pode ser mais desafiador para a maioria das pessoas em processo de adaptação. Quando você trabalha presencialmente, seu superior está mais próximo e consegue acompanhar melhor seu rendimento. Já em casa, dependendo a maneira como a empresa mantém a comunicação, fica difícil mostrar seu trabalho sendo realizado. Por isso, crie esse hábito de informá-lo sempre como foi seu dia, seus resultados, e claro, sinalizar se precisar de alguma ajuda. A comunicação bem alinhada é ponto chave do home office. Além disso, lembre-se que não é porque seu gestor não está te vendo trabalhar, que você irá abusar e se distrair com TV, celular pessoal, ou afazeres em casa. Mantenha a mesma postura profissional que você teria se estivesse na empresa.

O home office é o queridinho do momento e com essas dicas você já estará pronto para iniciar esse novo desafio. E lembre-se que toda adaptação é difícil no começo, então, persista. E se precisar, sinalize suas dificuldades com quem pode te ajudar. Pode ser que tenha mais pessoas da sua equipe passando pelo mesmo problema, e vocês juntos vão poder buscar uma solução.