Conheça a técnica STAR e como utilizar a seu favor no momento da entrevista

Você conhece a metodologia STAR? Talvez você já utilize isso em suas entrevistas e ainda não percebeu. Mas para quem ainda não conhece, nós do time de Recrutamento&Seleção da SPRINTER estamos aqui para te ensinar a contar uma boa estória.

 

Essa técnica é muito mais simples de entender do que você imagina, ela te auxilia a estruturar suas respostas para que o recrutador consiga entender os seguintes pontos; Situação, Tarefa, Ação e Resultado, ou seja, ela vai criar uma linha do tempo para que suas respostas sejam mais completas.

 

Vamos dar um exemplo:

 

O entrevistador vai te fazer algumas perguntas sobre seus desafios, relacionamentos e vivências, para poder entender como foi sua caminhada profissional até aqui, algo como: “Me conte qual foi o maior desafio que você enfrentou em sua última empresa?!”. Com essa pergunta, você obviamente deve pensar que o recrutador não estava presente na situação que você irá contar, por isso, você não deve esquecer os detalhes importantes.

 

E é aí que a técnica STAR entra para te ajudar:

 

  1. Situação: 

 

É a introdução da sua história, você pode contar como estava a empresa naquele momento, o que exatamente aconteceu para que este problema surgisse.

Lembre-se que este contexto é importante para que você possa partir para as próximas etapas.

 

  1. Tarefa

Aqui você vai contar qual foi a responsabilidade que foi dada à você diante dessa situação. Se você tomou a iniciativa ou foi dada pelo gestor, se era algo do seu conhecimento ou algo novo para você, quais eram as expectativas em relação aos resultados, etc.

 

  1. Ação

 

Essa é a parte principal, pois aqui o recrutador consegue visualizar suas competências tanto técnicas como comportamentais: se você é alguém proativo, com iniciativa e se trabalha bem em equipe; então conte aqui exatamente como você agiu diante dos dois tópicos acima. Também é valido contar algum plano de ação que você se propôs a fazer, mas que por algum motivo não conseguiu colocar em prática.

 

  1. Resultado

 

Aqui você vai contar quais foram os frutos da sua ação, se for um caso de sucesso, ótimo! Se o resultado não saiu como esperado, lembre-se de contar de uma maneira que o recrutador entenda os pontos positivos da história. Afinal, nem todo resultado ruim é fruto de uma má ação.

 

E aí, você já utilizou alguma vez essa técnica? Lembre-se que o mais importante é se preparar e buscar situações vividas por você para que suas respostas façam sentido.

 

Te desejamos boa sorte e até a próxima!