Como vencer a Timidez em uma Entrevista de Emprego

Muitos pensam que a entrevista de emprego é um bicho de sete cabeças ou que é um desafio a ser vencido (principalmente para as pessoas introvertidas). De fato, uma entrevista de emprego não é algo tão simples de se realizar, mas pode se tornar algo menos complexo quando feita com paciência e tranquilidade.
A timidez está diretamente relacionada com o nervosismo na hora da entrevista, bem como a insegurança e algumas dúvidas que estão em mente: “Quais serão as perguntas feitas? ”, “Será que o recrutador vai me perguntar sobre minha última experiência profissional? ”, “E se eu esquecer de algo? ”. Pensando nisso, nós da equipe Sprinter RH trouxemos algumas dicas para te ajudar nas entrevistas e, além disso, as perguntas que os recrutadores mais fazem para os entrevistados.
ENSAIE A ENTREVISTA
Pode parecer estranho, mas na verdade é uma tática muito poderosa para perder a insegurança na hora da entrevista. Ensaiar antes vai te treinar e te capacitar a responder as questões propostas e, claro, a decorar seu currículo e sua carreira.
ESTUDE SEU CURRÍCULO
Como mencionado anteriormente, estudar o currículo serve para não “travar” quando o recrutador te fizer alguma pergunta sobre suas habilidades, carreira e estudos. Quanto maior a preparação, maior será sua segurança.
RESPIRE FUNDO E SEJA VOCÊ MESMO
Para acalmar os ânimos e diminuir a ansiedade antes da entrevista, o segredo é RELAXAR: respire fundo, beba água, revise os pontos importantes que você gostaria de expor e lembre-se: SEJA VOCÊ MESMO. Não adianta inventar coisas sobre sua vida, ou passar uma visão de quem você não é. Os recrutadores te escolheram para a entrevista justamente porque gostaram do seu perfil e querem te conhecer melhor, então apenas seja você e responda tudo de forma sincera.
QUAIS PERGUNTAS OS RECRUTADORES MAIS FAZEM?
A fim de ajudar os candidatos a conhecerem melhor um processo seletivo, separamos 8 perguntas que os recrutadores costumam fazer em entrevistas de emprego. Vale a pena estudar cada uma, como forma de preparação e, claro, diminuir a insegurança e nervosismo que atingem muitas pessoas.
FALE SOBRE VOCÊ:
O recrutador quer que você fale sobre sua vida pessoal, apenas o que for relevante: onde e com quem mora, idade, estado civil, formação, o que gosta, etc.
QUAIS ERAM SUAS ATIVIDADES NAS ÚLTIMAS EMPRESAS EM QUE TRABALHOU?
Forneça o máximo de detalhes sobre as funções que você realizava. Para facilitar sua explanação, tente separar por etapas as tarefas desenvolvidas em cada atividade.
QUAL FOI O MOTIVO DE SUA SAÍDA?
Explique como ocorreu o desligamento. Não tenha receio em ser sincero, o mais importante é você enfatizar que deixou “as portas abertas” nas empresas em que atuou.
O QUE TE FAZ QUERER ESSA VAGA?
Verifique em sua trajetória profissional o que falta para que sua carreira seja melhor desenvolvida. Ressalte o fato de ter identificado uma congruência entre essa oportunidade, suas ambições e objetivos. Além disso, a remuneração, os benefícios, localidade, se é uma posição com boas perspectivas de plano de carreira, são itens que podem ser explorados e ressaltados por você nessa ocasião.
CASO SEJA APROVADO, O QUE A EMPRESA PODE ESPERAR DE VOCÊ, E O QUE VOCÊ ESPERA DA EMPRESA?
Tendo em vista as suas habilidades, seus conhecimentos e suas experiências, exemplifique de que forma você pode auxiliar a empresa: como ela pode contar com você e quais são suas expectativas e resultados prováveis que você poderá atingir junto à empresa.
FALE SOBRE O ÚLTIMO FEEDBACK QUE RECEBEU:
Quais eram as falas de seu supervisor para você? Quais eram as expectativas e as entregas relacionadas às suas atividades desempenhadas na sua última experiência? Relate com detalhes se foi te passado um feedback positivo e informe os pontos de melhorias que foram sinalizados.
O QUE VOCÊ ACHA QUE É NECESÁRIO PARA DESENVOLVER SUA CARREIRA PROFISSIONAL?
Lhe falta algum curso de especialização? É necessário evoluir algum idioma para desenvolver mais rapidamente a sua carreira? Alguma certificação? Cite e apresente o motivo de não ter conseguido realizar o curso ou a certificação até o momento, mas foque na importância e relevância destes conhecimentos para o seu desenvolvimento profissional e que, assim que possível, irá completar essa etapa.
QUAL SUA MAIOR QUALIDADE?
Fale sobre uma qualidade pessoal, não sobre o trabalho: se você é uma pessoa pontual, honesta, comunicativa, organizada, etc.; lembre-se que atualmente as empresas têm valorizado as chamadas “soft skills” bem mais que as “hard skills”, portanto, seja sincero e exemplifique: “Sou organizado, costumo utilizar agendas para facilitar as entregas e para atualizar as demandas”.
Tendo essas dicas em mãos e com as perguntas em mente, você estará apto e mais seguro para realizar uma entrevista de emprego com tranquilidade. Boa sorte!